top of page

4 frases tóxicas transformadas (talvez você fale ou escute algumas)

As palavras têm um grande poder em nossas vidas e em nossas relações interpessoais. Às vezes, sem perceber, acabamos usando frases tóxicas que podem prejudicar as pessoas ao nosso redor e até mesmo afetar negativamente a nós mesmos.


Aqui estão algumas frases tóxicas comuns e algumas sugestões de como transformá-las em uma comunicação mais saudável:


 

"Não foi isso que aconteceu" ❌


Essa frase pode ser interpretada como uma tentativa de invalidar a experiência da outra pessoa e impor sua própria visão dos acontecimentos. Ao invés disso, tente expressar sua perspectiva sem desconsiderar a perspectiva da outra pessoa.


"Não é assim que eu acho que aconteceu" ✅


 

"Não dá pra brincar com você" ❌


Essa frase pode ser interpretada como uma forma de culpabilizar a outra pessoa por ter "levado a brincadeira a sério demais". Em vez disso, tente assumir a responsabilidade por como suas palavras ou ações foram percebidas e mostrar empatia pelo impacto que elas tiveram.


"Minha intenção era brincar, mas parece que chegou de outra forma pra você, sinto muito" ✅


 

"Você tá exagerando!" ❌


Essa frase pode ser interpretada como uma forma de minimizar a dor ou os sentimentos da outra pessoa. Em vez disso, tente mostrar empatia e validar a experiência da outra pessoa.


"Agora tô percebendo como isso é realmente importante pra você" ✅


 

"Você tá louca!" ❌


Essa frase pode ser interpretada como uma tentativa de desqualificar a outra pessoa e fazê-la se sentir insegura ou instável. Em vez disso, tente demonstrar empatia e estar disposto a ouvir a perspectiva da outra pessoa.


"Eu não estou conseguindo compreender pelo o que você está passando agora" ✅


 

Escolher nossas palavras cuidadosamente e mudar nosso tom pode ter um grande impacto em nossas relações.

"A cada interação, conversa e pensamento, vemo-nos diante de uma escolha: promover a paz ou perpetuar a violência." - Marshall Rosenberg

A Comunicação Não Violenta (CNV) é uma abordagem desenvolvida por Marshall Rosenberg que busca promover a empatia, a compreensão e a resolução pacífica de conflitos por meio da comunicação. Nesse sentido, a CNV pode ser uma ferramenta útil para transformar frases tóxicas em uma comunicação mais saudável.


Ao invés de invalidar a experiência da outra pessoa, a CNV nos convida a expressar nossa perspectiva sem desconsiderar a perspectiva do outro. Isso significa que devemos evitar julgamentos e críticas, e nos concentrar em descrever objetivamente o que observamos, como nos sentimos e quais são nossas necessidades.


Além disso, a CNV nos ensina a assumir a responsabilidade por nossas palavras e ações, e a mostrar empatia pelo impacto que elas podem ter na outra pessoa. Isso significa que devemos evitar culpar ou acusar a outra pessoa, e nos concentrar em como podemos ajudar a reparar o dano causado.


Outro aspecto importante da CNV é a validação da experiência do outro. Isso significa que devemos estar abertos a ouvir a perspectiva da outra pessoa, e mostrar empatia e compaixão por seus sentimentos e necessidades. Isso pode ajudar a construir pontes de compreensão e a promover a paz em nossas relações.


Em suma, a CNV pode ser uma poderosa ferramenta para transformar frases tóxicas em uma comunicação mais saudável e empática. Ao escolhermos nossas palavras cuidadosamente e mudarmos nosso tom, podemos ter um grande impacto em nossas relações e promover a paz em nossas vidas.


Se você está em uma relação abusiva ou conhece alguém que está passando por isso, é importante buscar ajuda. No Brasil, o número 180 é a linha nacional de denúncia de violência contra a mulher. Além disso, o site mapadoacolhimento.org pode ajudá-lo a encontrar recursos locais de apoio e suporte emocional.


Se você se você tem interesse em se aprofundar em Comunicação Não Violenta e quer descobrir formas práticas de aplicá-la no seu dia adia, te convido a conhecer mais sobre pelos materiais que preparei para você, confira: Curso Gravado de Comunicação Não Violenta: A coragem de se conectar com autenticidade que conta com 7 módulos para te ajudar a desenvolva a habilidade de ter conversas difíceis com qualquer pessoa em diferentes contextos. Além disso você tera acesso a + de 10 exercícios práticos, material de apoio e certificado de conclusão. Saiba mais clicando aqui Ebook Guia Definitivo de Preparação para Conversas Difícieis no Trabalho

que vai te trazer exercícios práticos para desenvolver a sua comunicação e se aprofundar nesse tema. Saiba mais clicando aqui

bottom of page