Os Correios talvez sejam uma das empresas mais conhecidas do país, e você provavelmente já precisou dela um dia. São uma empresa pública federal, responsável por todo o sistema de envio e entrega de correspondências do Brasil!
O desafio nessa empresa foi promover, a partir de um treinamento inovador, uma cultura de comunicação mais assertiva. Além disso, desejavam que as pessoas pudessem se expressar melhor, falando o que precisa ser dito, mas de forma assertiva e sabendo lidar melhor com conflitos.
Outra necessidade apontada foi a de formar educadores que fazem parte da instituição quanto à utilização de ferramentas, como o jogo Grok, para que pudessem aplicá-las em situações futuras.

Vivência e ferramentas para mudar paradigmas
Considerando a demanda da empresa, realizei dois workshops diferentes:
Introdução e práticas de comunicação não violenta (CNV), que foi replicado 4 vezes, mas para públicos diferentes; e
Como facilitar dinâmicas com o jogo Grok para educadores e líderes.
Os dois workshops foram bastante participativos e interativos. Neles utilizei as metodologias: estruturas libertadoras (processos e métodos de dinâmicas de grupo), art of hosting (métodos para criar conversas abertas e significativas que gerem bons resultados e comprometimento) e jogo Grok (jogo de cartas baseado na CNV).

Os workshops de introdução à CNV tiveram como objetivo aprimorar o relacionamento interpessoal de participantes, praticando habilidades como autoconsciência emocional, empatia e comunicação. Para isso, apresentei a origem, o significado e o passo a passo da CNV e busquei promover momentos de interação em pequenos grupos, tanto com as cartas do Grok como com casos reais de participantes.
O workshop de facilitação do Grok, por sua vez, teve como objetivo apoiar instrutores, por meio de dinâmicas práticas, a conhecerem formas de utilizar o jogo Grok em facilitações de grupos. Para isso, construímos coletivamente as habilidades essenciais de facilitadores, apresentei a CNV e nos aprofundamos em cada um dos passos dela (observação, sentimentos, necessidades e pedido). Por fim, em pequenos grupos, realizamos diferentes dinâmicas com as cartas do Grok, a fim de compreender como cada uma delas funciona.
O que fica é a possibilidade de promover mudanças reais
Depois da realização dessas ações, o jogo Grok passou a ser utilizado na resolução de conflitos internos, possibilitando que colaboradores tenham acesso a novas formas de se expressarem.
Além disso, as pessoas que participaram demonstraram o surgimento de novos questionamentos e mais atenção à qualidade da fala ao se comunicarem internamente. Também foram percebidas formas práticas para trabalhar e conversar em equipe, especialmente entre líderes e seus grupos.
