top of page

O dia das mulheres para além das flores e chocolates (5 mudanças de atitude para nós homens)



O dia das mulheres se aproxima e, para além de flores e chocolates, pode inspirar mudanças de atitudes e comportamentos em nós homens.


A partir de estudos e práticas de conversa sobre equidade de gênero dentro de empresas, trago 5 mudanças que você pode começar hoje:


1. NÃO INTERROMPER A FALA DE MULHERES

Mulheres são interrompidas, em média, três vezes mais que os homens (Fonte: Escola de Direito Northwestern Pritzker School of Law, 2017).


2. DAR CRÉDITO PARA O QUE UMA MULHER FALA

31% das mulheres dizem precisar provar mais evidencias da sua competência do que os outros colegas de trabalho. Quando a mesma pergunta é feita para homens, a porcentagem cai para 16% (Fonte: Women in Workplace 2018).


3. PRATICAR A NÃO VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES

Pequenos atos de violência escalam e se tornam grandes. O Brasil é o 5° país do mundo com maior número de assassinatos. Chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres (Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS): Mapa da Violência de 2015).


4. QUESTIONAR O STATUS QUO E PROVOCAR MUDANÇAS

Mulheres ganham menos que os homens em todos os cargos e áreas, a diferença chega até 53% (Fonte: Catho, 2017) e homens ocupam mais de 60% das posições de liderança (Fonte: Women in Workplace 2018).


5. PERCEBER SUAS ATITUDES MACHISTAS PRESENTES NO DIA A DIA

81% dos homens consideram que existe muito machismo no Brasil, porém 3% se consideram bastante machistas e 23% se consideram nada machistas (Fonte: Pesquisa “Precisamos falar com os homens?”, ONU Mulher e Papo de Homem).


A reprodução de esteriótipos de gênero afetam homens e mulheres, pois nos afastam de quem realmente somos ou queremos ser.

O caminho de mudança começa com autoconsciência e autocrítica em relação à nossas falas e atitudes. Através de mudanças individuais é possível realizar mudanças sistêmicas.


E as empresas, através de projetos que tragam o tema da equidade de gênero para homens e mulheres, podem agir como transformadas sociais.

Que tal experimentar algumas mudanças a partir de hoje?


Se você se você tem interesse em se aprofundar em Comunicação Não Violenta e quer descobrir formas práticas de aplicá-la no seu dia adia, te convido a conhecer mais sobre pelos materiais que preparei para você, confira: Curso Gravado de Comunicação Não Violenta: A coragem de se conectar com autenticidade que conta com 7 módulos para te ajudar a desenvolva a habilidade de ter conversas difíceis com qualquer pessoa em diferentes contextos. Além disso você tera acesso a + de 10 exercícios práticos, material de apoio e certificado de conclusão. Saiba mais clicando aqui Ebook Guia Definitivo de Preparação para Conversas Difícieis no Trabalho

que vai te trazer exercícios práticos para desenvolver a sua comunicação e se aprofundar nesse tema. Saiba mais clicando aqui

bottom of page