Como evitar trabalhar com o que não gosta em 5 passos



Muito provavelmente você já teve experiências de trabalho que não curtiu muito, certo? Isso é natural e importante para seu crescimento pessoal e profissional. A experiência é a melhor forma de descobrir se algo funciona pra você ou não.

Mas, depois de ter vivenciado, como aproveitar da melhor forma os aprendizados dessas experiências? Como não cair no mesmo buraco de novo?

Uma forma é trazendo consciência prática para o que você descobriu que é muito importante para você no trabalho! E como fazer isso?


1. Desenhe uma linha do tempo profissional


Olhar para trás e refletir sobre as experiências que você já vivenciou é um bom primeiro passo.

Em quais empresas você já trabalhou? A que empreendimentos você já direcionou seus esforços? Dessas experiências, o que você mais gostou e o que menos gostou? Faça uma linha do tempo e investigue a fundo isso!


2. Descubra suas âncoras de carreira


O que você busca no trabalho? Estabilidade? Autonomia? Desafios? Responder essas perguntas é importante para ter mais assertividade nas suas próximas decisões. Esse teste online baseado na teoria de Edgar Schein, especialista em desenvolvimento organizacional e ex-professor de Gestão do MIT, vai te ajudar nisso!

3. Converse com pessoas que você admira profissionalmente


Não conheço quem não curta tomar um cafezinho (ou chá) e compartilhar experiências sobre sua trajetória. Escolha aquela pessoa que você admira profissionalmente, mande uma mensagem e marque uma conversa! As experiências dos outros contribuem gerando muitos insights e novas ideias. E, quem sabe, você até consegue uma indicação!


4. Esteja em lugares que te inspirem


Participe de eventos que tenham a ver com seus interesses. Saia da sua bolha, conheça mais pessoas e amplie seus horizontes.


Ficar muito dentro da sua bolha te deixa viciado e estagnado. Se abra para o novo!

5. Mantenha sua bússola interna sempre conectada


Se observe a todo momento. Perceba o que você sente em cada experiência que passa, em cada conversa que tem. O autoconhecimento é fundamental nessa história!


Encontrar um trabalho que você goste é uma questão de autoconhecimento para saber o que quer, dedicação para buscar o que deseja e tempo para essas duas coisas se cruzarem.


Com isso, certamente você encontrará um trabalho que se encaixe em suas expectativas!

Trabalho por um mundo mais humano, empático e colaborativo

(41) 99600-9276

contato@ivanpetry.com

Rua Fernando Amaro, 60 - Curitiba/Paraná

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube